Abelhas (Apis Mellifera) são insetos (Classe Insecta) do Filo Arthropoda, da Ordem Hymenoptera, da qual as vespas e formigas também fazem parte. As abelhas formam uma Super-família chamada de Apoidea, com aproximadamente vinte mil espécies de abelhas.
Adulta, uma abelha tem aproximadamente 2 cm, e costumam fazer suas colméias em arvores, em beirais de telhados e em cavernas.
As abelhas realizam um importante trabalho. Elas colaboram para a
As diversas espécies de abelha podem viver de maneiras diferentes. Podem ser sociais, solitárias e parasitas. Poucas espécies são sociais, embora sejam as mais conhecidas. Essas espécies vivem agrupadas em colméias, que chegam a comportar até 60 mil abelhas. As abelhas são um exemplo de organização e são extremamente trabalhadoras. Cada colméia se organiza da seguinte forma:
Abelha rainha - Tem como única atribuição à reprodução. Copula com vários zangões e tem como tarefa a postura dos ovos, em média mais de mil ovos por dia. Ela é maior que as demais abelhas, e tem o abdômen mais claro. É alimentada com geléia real, e vive em média 5 anos. Cada coméia tem apenas uma abelha rainha.
Zangão – Sua única função é reproduzir, morrendo pouco depois de copular. O zangão nasce de um ovo não fecundado.
Abelhas operárias – São as abelhas que fazem todo o trabalho pesado. Protegem e limpam a colméia, constroem os favos, produzem a cera, cuidam das larvas, buscam e armazenam o alimento. Vivem no máximo 4 meses.
As abelhas produzem a geléia real, a própolis e o mel, dentro da colméia, para servir como alimento. Cada abelha produz, em média, cinco gramas de mel por dia.
O mel é utilizado pelos homens desde a antiguidade, e era o único alimento doce utilizado antes da produção de açucares. Atualmente, existem criações de abelha, para produzir o mel em grande escala. A criação de abelhas é chamada de apicultura.